Ciclovida no Bicicultura 2016

Acontece entre os dias 26 e 29 de maio, em São Paulo capital, o Bicicultura 2016. No evento, o mais importante da agenda nacional de ciclomobilidade, vão rolar algumas apresentações das quais a Ciclovida fará parte. Confira!

bicicultura

Quinta-feira – 26 de maio

Oficina – Bicicleta nos Planos de Mobilidade (Módulo 1)
Apresentação da campanha Bicicleta nos Planos para mostrar aos participantes a importância de garantir que a bicicleta esteja nos Planos de Mobilidade Urbana – PMU. O público-alvo é coletivos da sociedade civil em prol da bicicleta, cicloativistas, consultores em mobilidade urbana, técnicos e gestores públicos. A oficina se terá: a) apresentação geral da campanha (com contextualização legislativa); b) demonstração do passo a passo sobre processos de elaboração e participação do PMU; c) Troca de experiências sobre processos de incidência nos Planos de Mobilidade em suas cidades.

Quem: Phelipe Rabay
Horário: das 11h30min às 13h
Onde: Olido – Sala de Ensaio Azul
Saiba mais: http://bit.ly/1XhhOo5

Pedaladas – Monitoramento cicloviário
Quando se fala em infraestrutura cicloviária, é difícil ter dados de boa qualidade, e disponíveis de forma clara para a população. Poucas cidades possuem mapas cicloviários atualizados, e alguns são em formatos digitais pouco adequados para consulta e outras finalidades, como escolha de rotas. É importante pensar em padronização de dados dentre as cidades, bem como em uma metodologia confiável de atualização e validação dos dados. A apresentação irá mostrar opções de plataformas de mapas, e metodologias de mapeamento colaborativo que podem ser discutidas e replicadas em diversas cidades.

Quem: Felipe Alves
Horário: das 11h às 13h
Onde: Praça das Artes – Sala de Exposição
Saiba mais: http://bit.ly/1WC4R9o

Painel – Direitos, visão de usuário e legislação para a ciclomobilidade – Mediação de Celso Sakuraba
Quais os direitos de quem usa bicicleta? Qual a legislação para a ciclomobilidade no país e nas cidades brasileiras? Existe uma visão de usuários para a mobilidade ativa? Estes serão alguns dos temas abordados pelos painelistas. Ao final, ainda, a Ciclocidade assinará um Termo de Cooperação com a Câmara de Vereadores de São Paulo.

Rafael Calabria (Idec/ São Paulo), Fernando de Freitas (Vá de Bike/ São Paulo); Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, Luciano Frigeri Neves (Rio de Janeiro), Vereadores da Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal de São Paulo.

Quem: Celso Sakuraba (mediação)
Horário: 16h às 17h30min
Onde: Olido – Sala de Ensaio (mapa)

Sexta-feira, 27 de maio

Oficina – Quer mapear? Pergunte-me como!
Oficina prática de mapeamento cicloviário

Quem: Felipe Alves
Horário: das 9h30min às 11h
Onde: Praça das Artes – Espaço Bicicletinha
Saiba mais: http://bit.ly/24WbN2P

Oficina – Bicicleta nos Planos de Mobilidade (Módulo 2)
É fundamental ter estratégias e táticas para atingir os resultados esperados, durante os processos que envolvem a promoção da bicicleta na sua cidade, em especial no momento da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana – PMU. Esta oficina tem por objetivo experimentar estratégias e táticas de mobilização e campanha que podem ser utilizadas por cidadã(o)s para desenvolvimento, aprimoramento e monitoramento de políticas de bicicleta e na incidência na criação e revisão do PMU. Falaremos sobre: a) mobilização e ação; b) mapeamento de atores; e c) estratégias para incidência.

Quem: Felipe Alves e Phelipe Rabay
Horário: das 11h30min às 12h30min
Onde: Olido – Sala de Ensaio Azul
Saiba mais: http://bit.ly/1stB8n5

Sábado, 28 de maio

Painel – Mapeamento colaborativo – produzindo e compartilhando dados georreferenciados
Aplicativos, Opensource, mobilidade, OpenStreetMaps. Este painel aprofundará aspectos relativos ao uso de tecnologias, produção, compartilhamento e abertura de dados georreferenciados. Quer mapear? Pergunte-nos como!

Jeffrey Lim (Malasia – confirmado), Arlindo (Transporte Ativo/ Rio de Janeiro – confirmado), Tiago Fassoni (SP – confirmado), Clement Vialle (Mobicidade/Salvador – confirmado), Pedro Guedes (Ameciclo/Recife – confirmado), Felipe Alves (Ciclovida/ Fortaleza).

Quem: Felipe Alves
Horário: das 16h às 17h30min
Onde: Praça das Artes – Hall
Saiba mais: http://bit.ly/1WB5dO6

Domingo, 29 de maio

Painel – Bicicleta e a imprensa
Como é a relação da bicicleta e da ciclomobilidade com a imprensa? Como as organizações de ciclistas lidam com as redações? Quais casos positivos e negativos e como comunicar para mudar? Qual o papel da internet, das novas mídias e plataformas no cenário atual?

Kelly Hekally (Ciclovida/Fortaleza), Rafael Italiani (Jornalista/São Paulo), Renata Florentino (Rodas da Paz/Brasília), Renata Falzoni (Bike é Legal/São Paulo), Daniel Guth (Ciclocidade/São Paulo).

Quem: Kelly Hekally
Horário: das 11h30min às 13h30min
Onde: Praça das Artes – Hall
Saiba mais: http://bit.ly/1TjINy6