Ciclovida lança livro “A Bicicleta no Brasil” em Fortaleza

livroNo dia 07 de maio, acontece o lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil (2015)”, no estabelecimento Mambembe – Comida e Outras Artes, em Fortaleza, às 19h. O preço sugerido é de R$ 10,00, porém os compradores poderão decidir o quanto pagar pela obra. O valor arrecadado será destinado às atividades da Ciclovida – Associação do Ciclistas Urbanos de Fortaleza. Alguns exemplares serão reservados para doação a bibliotecas públicas da capital.

Além de Fortaleza, o livro será lançado em outras oito cidades simultaneamente. O trabalho apresenta uma compilação de dados, informações e curiosidades acerca dos usos e da cultura da bicicleta em 10 capitais brasileiras. Nestas cidades, o livro será comercializado por cada uma das organizações locais participantes.

A obra foi organizada em forma de parceria entre a associação Aliança Bike, a rede Bicicleta para Todos, a rede Bike Anjo e a UCB – União dos Ciclistas do Brasil, contando com o apoio do Itaú. “As bicicletas passam por um momento decisivo no país. Este movimento diverso foi retratado no livro, trazendo ainda mais força para a causa da mobilidade no Brasil” diz Marcelo Maciel, presidente da Aliança Bike.

A produção e direção editorial fica por conta de Daniel Guth, líder da rede Bicicleta para Todos e diretor de participação da Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo. “O livro é o início de uma série importante de publicações que romperão com muitos paradigmas e preconceitos sobre a mobilidade por bicicletas no Brasil”, declara Guth.

Além dos organizadores, também participaram da elaboração do livro grupos, entidades e organizações de dez cidades diferentes. São elas: Ameciclo (Recife-PE), BH em Ciclo (Belo Horizonte-MG), Ciclocidade (São Paulo-SP), Cicloiguaçu (Curitiba-PR), Ciclourbano (Aracaju-SE), Ciclovida (Fortaleza-CE), Pedala Manaus (Manaus-AM), Rodas da Paz (Brasilia-DF), Transporte Ativo (Rio de Janeiro-RJ) e ViaCiclo (Florianópolis-SC).

“O livro fornece informações valiosas para a análise e a adoção de políticas públicas nas cidades”, afirmam Celso Sakuraba e Felipe Alves, da Ciclovida. Expondo o estudo de dez capitais brasileiras, o livro introduz o contexto nacional e local de cada cidade para o desenvolvimento e promoção do uso da bicicleta, além de traçar os desafios do cicloativismo, o contexto público e do mercado e o perfil de uso dos ciclistas. “O livro demonstra o amadurecimento da sociedade civil em relação à bicicleta”, conta André Geraldo Soares, Presidente da União de Ciclistas do Brasil.

O livro “A Bicicleta no Brasil” é organizado por André Geraldo Soares, Daniel Guth, João Paulo Amaral e Marcelo Maciel. Tem fotografias de Felipe Baenninger e diagramação, design e ilustrações de Giovana Pasquini. “O maior resultado deste livro é ver que o Brasil já é um país das bicicletas e que diversas cidades já estão se mobilizando para dar ainda mais espaço às magrelas”, afirma João Paulo Amaral, articulador da rede Bike Anjo.

A partir do dia 07 de maio, o livro também estará disponível em versão digital, nos websites das organizações participantes.

Lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil” em Fortaleza

Dia 07 de maio (5ª feira), às 19h
Local: Mambembe Comida e Outras Artes – Rua dos Tabajaras, 368 (Praia de Iracema)

LANÇAMENTOS SIMULTÂNEOS

Dia 07 de maio, 19h

– Aracaju: 19h00 – Sociedade Semear – Rua Leonardo Leite, 148 (São José)
Infos: contato@ciclourbano.org.br

– Belo Horizonte: 19h00 – Casa do Jornalista – Av. Álvares Cabral, 400 (Centro)
Infos: bhemciclo@gmail.com

– Brasília: 19h00 – Balaio Café – CLN 201 – Bloco B – Loja 19/31
Infos: contato@rodasdapaz.org.br

– Curitiba: 19h30 – Bicicletaria Cultural – Rua Presidente Faria, 226
Infos: luispatricio@cicloiguacu.org.br

– Fortaleza: 19h00 – Mambembe Comida e Outras Artes – Rua dos Tabajaras, 368 (Praia de Iracema)
Infos: ciclovidafortaleza@gmail.com

– Manaus: 20h00 – Anfiteatro do Parque dos Bilhares – Av. Djalma Batista, s/n (Chapada)
Infos: coordenadores@pedalamanaus.org

– Recife 18h30 – Reciclo Bikes do Impacto Hub – Rua do Bom Jesus, 180 (Bairro do Recife)
Infos: contato@ameciclo.org

– Rio de Janeiro: 18h30 – Studio X – Praça Tiradentes, 48 (Centro)
Infos: contato@ta.org.br

– São Paulo: 19h00 – Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 (Centro)
Infos: contato@bicicletaparatodos.com.br

Fonte: http://bit.ly/25TVtjy